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10 de maio 2022

4 estratégias de gestão que a sua empresa precisa conhecer

Em um mercado cada vez mais competitivo, quem não sabe aonde quer chegar dificilmente chega a qualquer lugar. Daí a importância das estratégias de definição de objetivos, que podem ser definidas como metodologias que ajudam as empresas a se desenvolverem, seja no curto, médio ou longo prazo.

Há uma série de estratégias de gestão nesse sentido. Neste artigo específico do blog da RTSys, vamos nos dedicar com mais profundidade a quatro metodologias frequentemente utilizadas: OKR, KPI, S.M.A.R.T. Goals e Balanced Scorecard (BSC). Saiba o que elas são e como funcionam:

 

OKR

Utilizar resultados-chave para medir e facilitar o alcance dos objetivos. Esta é a principal ideia por trás da estratégia de gestão OKR (Objectives and Key Results), criada na década de 1970 pelo então CEO da Intel, Andy Grove. O intuito da OKR é estabelecer de maneira objetiva, ambiciosa, precisa e curta o objetivo que será atingido pela empresa.

Metodologia colaborativa que pode ser definida para diferentes períodos (como 3 meses ou 1 ano), a OKR tem entre as suas principais características o intuito de auxiliar as organizações a alcançarem seus objetivos por meio de resultados identificáveis e mensuráveis. Para isso, é capaz de envolver não somente as lideranças, mas equipes e empresas inteiras.

Entre as empresas que utilizam a estratégia de gestão OKR podemos destacar: Google, Netflix, Deloitte, Airbnb, Dropbox, Adobe e Spotify.

Os principais benefícios da metodologia OKR em relação as demais são os seguintes:

 

Foco: os OKRs auxiliam a organização a dialogar e compreender o que é mais relevante para a companhia;

Alinhamento: os OKRs precisam estar convergentes com as metas da empresa, de forma que a iniciativa seja orientada pelo objetivo que a organização almeja;

Comprometimento: há a compreensão em âmbito geral de que todos os OKRs serão alcançados;

Transparência: com OKRs transparentes, todos acabam tomando conhecimento do propósito comum. Dessa forma, todos devem ser públicos, facilmente rastreáveis e totalmente transparentes. Assim, auxiliam as pessoas a saberem se estão tendo sucesso e como atingi-lo;

Alongamento: sabia que os OKRs são elaborados no sentido de incentivar que os indivíduos possam ir além do que está estabelecido? Isso significa dizer que eles permitem ambicionar novos objetivos e metas. Um bom exemplo nessa área é a Spotify, que costuma aproveitar bem a flexibilidade dessa metodologia entre os seus times.

 

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KPI

Indicadores de desempenho e gestão como os KPI (Key Performance Indicator) atuam como um importante suporte informativo com base em dados, os quais contribuem para tornar a gestão empresarial mais transparente e confiável. Eles disponibilizam aos gestores, por exemplo, análises diretas, precisas e visíveis, o que auxilia no desempenho das mais diversas áreas referentes ao negócio.

Sempre é bom lembrar que mensurar e avaliar indicadores é de fundamental importância para a organização identificar possíveis pontos de atenção, queda de produtividade, gargalos, falhas e outras questões que podem influenciar no desempenho geral da empresa.

Ao trabalharem com estatísticas e dados concretos, os KPIs conseguem assegurar a mensuração nas avaliações, permitindo aos gestores compararem o desempenho com períodos anteriores, além, é claro, de checar a proximidade com as metas projetadas.

 

Veja quatro indicadores de desempenho empresarial que podem ser analisados por meio dos KPIs:

  1. Produtividade;
  2. Capital Humano;
  3. Margem de Contribuição;
  4. Sucesso em vendas.

 

SMART Goals

Oferecer uma probabilidade maior de sucesso quando o assunto é a definição dos objetivos e metas da sua empresa. Esta é a principal finalidade das Metas SMART, as quais devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um limite determinado de tempo.

Observe que, muitas vezes, as empresas determinam metas a serem atingidas. Todavia, deixam de explicitar como elas serão alcançadas, o que acaba gerando uma série de dúvidas entre os times da organização. As metas SMART servem, justamente, para esclarecer o que deverá ser feito. Um exemplo: vender mais no segundo semestre pode ser uma meta. Mas de que forma isso será possível? Aumentando os investimentos em marketing digital? Lançando mais promoções?

 

Saiba o que significa cada letra/critério das SMART Goals:

 

S: Specific (Específica). As metas precisam ser dotadas de clareza, fácil compreensão e especificidades, ou seja, devem direcionar a algum resultado compreensível;
M: Measurable (Mensurável). Para saber o que foi alcançado ao término de um período estipulado é fundamental que as suas metas sejam mensuráveis;
A: Achievable (Atingível). Viabilidade é um fator imprescindível. Por isso, ao estabelecer uma meta, ela precisa ser realista, por mais que seja desafiadora. Organizações que costumam fugir da realidade tendem a ficar mais distantes dos objetivos, o que também pode causar desestímulo aos times;
R: Relevant (Relevância). É muito importante que as metas sejam relevantes e tenham relação intrínseca com os seus negócios;
T: Time Based (Temporal). Sabia que um prazo envolve questões psicológicas aos times da organização? Seja a motivação dos funcionários e gestores envolvidos ou mesmo a pressão em si pelos resultados, fato é que as metas precisam de temporalidade, ou seja, uma data para acabar.

 

Saiba também: as SMART Goals foram criadas em 1981 pelo consultor de negócios e ex-diretor da Washington Water Power Company, George Doran.

 

Balanced Scorecard (BSC)

Por fim, mas não menos importante, o Balanced Scorecard (BSC) é um modelo de gestão estratégica que, muito além dos aspectos financeiro e contábil, busca direcionar as próximas ações da sua organização, sempre com foco nos seus principais objetivos.

Composto por mapa estratégico, objetivo estratégico, indicadores, metas e plano de ação, o BSC é capaz de reunir, por exemplo, todos os elementos das diversas táticas de sua organização em um único relatório. Não à toa, mais de 40% das companhias ouvidas pela pesquisa 2GC Balanced Scorecard Usage (2020), reportaram que este modelo é “muito útil” para a otimização da gestão.

Citado pela primeira vez em um artigo de 1992, publicado pelo executivo David Norton e o acadêmico Robert Kaplan na revista Harvard Business, o BSC é um dos mais populares modelos de gestão estratégica.

Um dos seus principais diferenciais é o fato de que o BSC amplia as visões gerenciais focadas em resultados de curto prazo, ampliando as perspectivas de avaliação de desempenho. Dessa forma, esta metodologia consegue abranger tanto as estratégias de alto nível quanto as de baixo nível, bem como as ações mais rotineiras.

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Veja cinco benefícios do BSC para as empresas:

 

– Análise de desempenho do negócio;
– Mais transparência;
– Melhoria contínua;
– Otimização dos resultados;
– Tomadas de decisão mais assertivas.

 

Gostou deste artigo? Esperamos que este conteúdo tenha sido relevante para você compreender melhor como funcionam algumas das principais estratégias de gestão.

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