Imagem Automação de processos: o que é e como implementar?

07 de junho 2022

Automação de processos: o que é e como implementar?

A automação de processos em nível organizacional ganha cada vez mais importância nos dias de hoje, quando as empresas enfrentam mercados extremamente competitivos e precisam que as suas operações estejam integradas, simplificadas e ágeis.

E no que consiste a automação de processos? Basicamente, a automação de processos em uma empresa tem o objetivo de aprimorar e otimizar os estágios do fluxo de trabalho, por meio da utilização da tecnologia, substituindo algumas atividades que eram desempenhadas, manualmente, por meio de sistemas.

Isso não significa, ao contrário do que muitos imaginam, substituir completamente a mão-de-obra humana por máquinas, como costumamos ver em muitos filmes futuristas. A automação de processos precisa, sim, do trabalho de profissionais, tanto para idealizá-la quanto para implementá-la. A questão crucial de substituição só se refere a tarefas específicas, as quais ganham mais eficiência quando executadas pelos sistemas projetados para este fim.

 

Principais benefícios da automação de processos:

 

  1. Integração dos processos;
  2. Maior eficiência;
  3. Aceleração de etapas;
  4. Redução de burocracias;
  5. Melhora da produtividade das equipes;
  6. Otimização da gestão do tempo.

 

Impactos positivos

Quando bem implementada pelas organizações, a automação de processos é capaz de impactar positivamente na rotina de trabalho dos colaboradores, captação de clientes, fechamento de vendas, fabricação e envio de produtos, verificação de métricas, contabilidade e em muitos outros setores.

Uma das primeiras dicas para automatizar os processos em sua empresa é repensar as atividades do negócio: de que forma você pode torná-las mais eficientes? Imagine, por exemplo, um sistema que consegue controlar a receita e a despesa e que, ao mesmo tempo, é capaz de disparar um alerta para o funcionário do estoque separar a mercadoria e preparar o produto para ser despachado. Isso já significaria otimização.

 

Automação de processos: comece pelo simples

Vale observar que, muitas vezes, não há a necessidade de automatizar os processos mais complexos logo de início. É possível (e até indicado) começar de um modo mais simplificado, com foco nas atividades mais repetitivas e demoradas, como o empacotamento de produtos.

Os resultados tendem a aparecer rapidamente, uma vez que a automação de processos evita o retrabalho e gera economia com a mão-de-obra, o que resulta em aumento gradativo da margem de lucro, algo buscado pela maioria dos empresários, ainda mais em tempos de recessão econômica.

 

Tempo para adaptação é fundamental

Um fator que precisa ser considerado pelos empresários que estejam pensando em promover a automação de processos é que o tempo para a adaptação é essencial. Como toda a mudança requer um período para assimilação de todo o time, se faz necessário comunicar e capacitar devidamente todos os colaboradores envolvidos, evitando futuros problemas no fluxo operacional.

Uma vez promovida a automação de processos, o próximo passo é passar a mensurar, periodicamente, as melhorias nas operações, no intuito de assegurar que elas estão sendo realizadas corretamente pelos responsáveis. Monitorar é sempre uma etapa de suma importância no âmbito organizacional.

Priorizar a experiência do cliente é outra dica bastante assertiva quando falamos de automação de processos. Além das mudanças internas, o fato de conseguir oferecer mais praticidade na resolução de eventuais problemas ou mesmo para o preenchimento de cadastros já pode fazer toda a diferença no sentido de fidelizar o seu público.

Se você está pensando em implementar a automação de processos na sua empresa, saiba que o RTSys SGI é um sistema integrado de gestão empresarial que permite o acompanhamento de todas as áreas da organização e suporta suas necessidades de controle e apoio à tomada de decisão.

 

Conheça mais detalhes sobre esta solução: https://www.rtsys.com.br/rtsys-sgi/

 

Se preferir, agende um horário com nossos consultores:

 

Envie um WhatsApp: (41) 99640-1774

Ligue: (41) 3019-8620

Ou escreva para: rtsys@rtsys.com.br